A Le Bon Café é uma empresa fictícia focada no oferecimento de experiências agradáveis ao cliente que deseja relaxar tomando um bom café em um ambiente totalmente personalizado com temática francesa.
O negócio foi idealizado e desenvolvido por minha equipe, da qual eu era o líder, com supervisão dos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Campus Pouso Alegre.
O projeto durou praticamente o ano todo de 2022 e foi apresentado durante a Feira de Ciência e Tecnologia do IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre, em novembro de 2022.
Le Bon Café - 2022
Meu grupo e eu fomos responsáveis por desenvolver uma ideia de comércio inovadora e sustentável para a região de Pouso Alegre - MG. Durante os meses de execução do projeto, fizemos planilhas para cálculos de gastos e despesas de abertura, projeções de renda mensais e anuais, fluxos de caixa baseados nas projeções, artes para divulgação, pesquisas de mercado, entre outras atividades administrativas. Todo o trabalho recebeu orientação profissional e foi embasado em conhecimentos teóricos e práticos ensinados e aprendidos no curso. Abaixo deixarei algumas imagens e links importantes para entender o projeto.
MISSÃO:
Estabelecer fortes relações com o consumidor, promovendo uma experiência agradável, através do oferecimento de produtos de altíssima qualidade.
VISÃO:
Tornar-se referência no ramo de cafeterias gourmets, expandindo o negócio e abrindo filiais por todo o Brasil.
VALORES:
Qualidade;
Ética, respeito e honestidade;
Inovação;
Diversidade;
Atenção aos detalhes.
O setor primário de atividades será o de serviço de alimentação para consumo no local, com foco em cafés e bebidas gourmet para o consumo humano, em concordância com o código 5611-2/03 da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).
A empresa adotará a forma jurídica de Empresa de Pequeno Porte (EPP). O faturamento estimado da empresa se enquadra no Simples Nacional.
O capital social será de R$200.000,00 (duzentos mil reais), totalmente subscrito e integralizado em moeda corrente nacional, representado por 200.000 (duzentos mil) quotas no valor nominal de R$ 1,00 (um real) cada uma, distribuídas de maneira igualitária entre os sócios. A empresa usará de fundos recursos próprios de seus empresários, através do próprio capital social.
Forças:
União entre funcionários e sócios;
Produtos de qualidade;
Atendimento profissional;
Contato com os clientes.
Fraquezas:
Cozinha pequena;
Falta de imóvel próprio;
Grande dependência de clientes;
Falta de experiência dos empreendedores.
Oportunidades:
Maior demanda de produtos;
Crescimento de novos empresários;
Possibilidade de investimento;
Novas exigências sociais ou no mercado de trabalho.
Ameaças:
Crescimento lento do mercado;
Público direto;
Crise econômica;
Cidade pequena.
Vídeo publicitário/institucional da empresa Le Bon Café